CPF na nota  mesmo em  compras pequenas traz retorno?

CPF na nota mesmo em compras pequenas traz retorno?

A pergunta “CPF na nota?” já virou rotina na vida das pessoas que moram e fazem compras no estado de São Paulo. Incentivar as pessoas a pedirem a Nota Fiscal Paulista foi é uma maneira que o Governo estadual encontrou para combater a sonegação de impostos no comércio, ou seja, evitar que lojas deixem de pagar o imposto obrigatório. Em troca, os consumidores podem resgatar dinheiro e participar de sorteios para ganhar prêmios. Mas a pergunta que fica é: onde as compras com o CPF na nota rendem mais para o consumidor? Sempre vale a pena pedir?

Entenda que a cada compra que o cliente faz com o CPF ou CNPJ cadastrado no cupom fiscal ele acumula créditos que podem ser transferidos para uma conta bancária ou utilizados para o pagamento do IPVA. A cada compra registrada, o consumidor cadastrado no site recebe de volta até 20% do ICMS, ou seja, é o imposto embutido nas mercadorias. Mas a cobrança do ICMS depende de legislação estadual, portanto, varia de local para local e ainda tem variações por tipo de produto ou serviço, fazendo com que alguns resultem em um retorno maior que outros.

Os maiores retornos acontecem nas compras de brinquedos, sapatos, roupas, artigos de couro, por terem uma taxa mais elevada do ICMS. A compra de refeições em restaurantes também gera um bom retorno.

Jornal_15outubro.indd

Produtos com preços elevados nem sempre garantem um grande retorno, porque não é o estabelecimento comercial quem recolhe o imposto, mas sim o fabricante, como de carros e eletrodomésticos. Assim, a compra desses produtos acaba gerando pouco ou nenhum retorno. A gasolina, por exemplo, não traz retorno para o consumidor, mas produtos que são vendidos na loja de conveniência do posto sim.  Mas há um de- talhe muito importante, de acordo com a Secretaria da fazenda, a cada R$ 100,00 em Nota Fiscal  registrado, o consumidor ganhará um        bilhete eletrônico para concorrer a prêmios em dinheiro, por isso, saiba que vale a pena sim sempre pedir CPF na nota, mesmo nas compras mais pequenas e baratas, como na padaria, porque os valores são também acumulativos.

E se a compra for online, algumas lojas com base em São Paulo, como Fnac, Saraiva, Submarino e Americanas geram créditos automaticamente no seu CPF. Segundo a Secretaria da Fazenda, no mês de outubro de 2015, serão repassados no total R$ 2 bilhões para os municípios paulistas.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Fale aqui
1
Olá, tudo bem !
No que posso te ajudar ?
Powered by