Planejamento Estratégico pode ajudar sua empresa

Planejamento Estratégico pode ajudar sua empresa

Para ganhar espaço dentro do mercado, as empresas de pequeno porte devem buscar soluções e informações para conseguir superar a concorrência. As ferramentas, práticas e metodologias, que antes eram utilizadas somente por empresas de grande porte, passam a ser utilizadas também nos mais diversos segmentos e tamanhos empresariais. O planejamento estratégico é um dos primeiros e principais processos que o empreendedor precisa instalar em seu negócio.

É um método de gerenciamento, que permite definir a direção a ser seguida pela empresa, que analisa diversos ângulos, direcionando seu rumo e monitorando sua atuação. Esse método determina as ações que permitem à empresa atingir seus objetivos, identificando oportunidades, pontos fracos da empresa e pontos fortes, como as vantagens que seus produtos e serviços tem, mas a concorrência não. Ou seja, identifica os problemas da empresa e implementa soluções.

Uma das mais conhecidas ferramentas do planejamento estratégico é o PDCA (PLAN-DO-CHECK-ACT), que é uma sequência de ações utilizadas para controlar e monitorar um processo, suas siglas significam:  Planejar, Desenvolver, Checar e Agir através de um ciclo.

Ao iniciar qualquer melhoria em processos ou produtos, planejar as ações deve ser a primeira medida a ser tomada. Depois desse plano de ação ser executa- do, a atividade se encerra. Certo? Não, pelo PDCA ainda temos trabalho pela frente, que é estudar e acompanhar tudo que foi feito para ter certeza que os esforços atingiram os objetivos, e sempre que houver possibilidade de melhoria ou for identificado desvios, a correção entra em cena e o ciclo PDCA começa novamente. Pronto para adotar esse método? O Minuto jornal vai trazer nas próximas edições detalhes de implementação da primeira etapa do PDCA, o Planejar.

Jornal_15outubro.indd

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Fale aqui
1
Olá, tudo bem !
No que posso te ajudar ?
Powered by