Não é possível estocar vento, mas energia eólica pode ser o futuro

Não é possível estocar vento, mas energia eólica pode ser o futuro

A energia eólica é a energia produzida através da força dos ventos, que transforma energia cinética em energia elétrica. Recente no Brasil, esta fonte de energia oferta cerca de 1,1% do total produzido no país, segundo o BEN 2014 (Balanço Energético Nacional de 2014). De acordo com dados recentes da Associação Brasileira de Energia Eólica, o Brasil, hoje, consegue abastecer cerca de 4 milhões de lares, o que equivale a uma cidade do tamanho de São Paulo, um salto para 4% na matriz energética, porém, ainda, muito pouco para um país tropical como o Brasil.

 “Em termos de potencial, a possibilidade de produção de energia eólica no Brasil é quase infinita”

Mensalmente, o brasileiro sente no bolso o peso que a conta de energia elétrica tem sobre seu orçamento, mesmo sendo a água gratuita. O Sistema no Brasil é predominantemente hidrelétrico (usinas hidrelétricas em rios com grandes volumes de agua) e, desde 2001, com a primeira crise do apagão, o Governo tenta racionar o consumo e aumentar a oferta com outras fontes, como a eólica.

Jornal_4edição.indd

Apesar das grandes bacias hidrográficas que o Brasil possui, não é possível mais crescer a oferta para suprir a demanda com esse Sistema. Em termos de potencial, a possibilidade de produção de energia eólica no Brasil é quase infinita, temos potencias eólicos de altíssima qualidade no Nordeste e Sul do país. Recentemente, a Presidente Dilma disse não ser possível estocar vento, isso é verdade, porém, não é necessário estoque de vento, e sim, movimento para transformar energia cinética em elétrica, portanto não precisamos de estoque, mas sim de vento.

Em oposição ao que a Presidente Dilma falou, em breve, o país vai estar entre os líderes mundiais na produção e no investimento em energia eólica. O Brasil encerrou o ano de 2013 como 13º colocado no ranking mundial de parques eólicos instalados, sendo neste ano o sétimo país que mais instalou novos parques de energia eólica, ficando abaixo, somente, da China, Alemanha, Reino Unido, Índia, Canadá e EUA.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Fale aqui
1
Olá, tudo bem !
No que posso te ajudar ?
Powered by