O desafio  de usar a tecnologia a favor do ensino

O desafio de usar a tecnologia a favor do ensino

4. Educação

A tecnologia está intensamente presente no dia a dia dos jovens, a geração atual já nasceu conectada com o mundo virtual. Veja o exemplo da pequena Lara, filha de Mariana Camargo, moradora de Campinas e proprietária de um restaurante, que com apenas três anos de idade, Larinha já consegue acessar sites como o Youtube para assistir seus desenhos favoritos.

Essa nova geração traz também um novo desafio para instituições de ensino, como escolas, colégios e universidades e, também, desafios para os professores, que devem descobrir como usar os novos recursos tecnológicos a favor do aprendizado, já que lutar contra a presença deles não é mais uma opção.

As novas tecnologias trazem uma grande vantagem para a educação, que é a capacidade de envolver os alunos mais facilmente nas atividades escolares. Ela ajuda também em outras habilidades como, percepção, aprendizado de novos conhecimentos, compartilhamento de ideias e interação social. O grande desafio dos educadores é usar esse instrumento a seu favor.

Atitude que, aos poucos, está sendo tomada por algumas instituições, como é o caso do Colégio Lyon Campinas, onde Thayse Teodoro, de 26 anos, é professora. A instituição adota um material que utiliza iPads como recurso, tanto para os professores montarem o conteúdo das disciplinas, quanto na hora de passar as informações e explicações para os jovens durante as aulas. Tudo acontece por meio de imagens, esquemas gráficos, vídeos, todo o conhecimento é passado de forma mais interativa para os alunos. Além disso, a escola tem uma plataforma online específica, que os alunos acessam na hora de realizar as atividades de casa, podendo ainda tirar dúvidas em Fóruns online alocados nessa plataforma. “Esse trabalho favorece muito o desenvolvimento da preparação das aulas e a habilidade dos alunos em realizar as atividades propostas. Como a tecnologia faz parte do universo desses jovens, a troca entre conhecimento e aprendizagem contribui para despertar o interesse em todas as disciplinas e isso acaba motivando os jovens, pois o aluno tem uma ferramenta comum do seu dia a dia, como o iPad, para usar nas aulas”, explica a professora Thayse. Ações como essa marcam o começo de uma transformação na obtenção de novos conhecimentos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Fale aqui
1
Olá, tudo bem !
No que posso te ajudar ?
Powered by