Como a prisão de Delcídio do Amaral afeta o Brasil?

Como a prisão de Delcídio do Amaral afeta o Brasil?

2. Cenário Político

A agitação provocada pela prisão do líder do PT no Senado, Delcídio do Amaral, deve ser mais duradoura do que apenas um aumento nos riscos do mercado financeiro. A ausência de Amaral tende a prejudicar as conversas do governo com os parlamentares no intuito de aprovar medidas em prol do ajuste fiscal e, com isso, piorar ainda mais a situação econômica do Brasil.

 A prisão de Delcídio do Amaral, conhecido nos bastidores do Senado como “o mais tucano dos petistas”, provoca um adiamento maior da discussão dos trâmites fiscais para 2016. Sabe aquela discussão sobre ajuste fiscal, para controlar os juros, as dívidas e a arrecadação? Pois é, ela pode se alongar ainda mais, o que formaria um cenário político e econômico negativo, e poderia prolongar ainda mais a recessão.

“ A prisão de Delcídio do Amaral provoca um adiamento na discussão dos trâmites fiscais para 2016”

A aproximação do recesso de fim de ano também não colabora. Uma negociação que já estava meio travada tende a emperrar ainda mais. Toda a agenda fica paralisada e o Congresso, assim como algumas empresas, já entra no ritmo de fim de ano. Se já estava difícil avançar em qualquer negociação com o Delcídio, a situação tende a piorar e, só o fato de atrasar qualquer votação já é prejuízo. O senador contava com importante trânsito no Congresso e, após sua prisão, votações podem ser adiadas.

Os parlamentares se reuniriam para votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016 e o projeto de lei que altera a meta fiscal deste ano e autoriza o fechamento das contas de 2015 com déficit primário de até R$ 119,9 bilhões. O resultado deve ser o adiamento dessa e da votação da CPMF e aumenta a probabilidade de ela não ser votada.

A prisão de Delcídio pode ainda ser o início de novos rumos para a investigação da Lava Jato, alcançando parlamentares em exercício do poder e provocando embates políticos no Congresso.

Um ambiente político pressionado deve diminuir ainda mais a confiança de empresários e afastar os investimentos do país para o próximo ano. A prisão do presidente e fundador do BTG Pactual, André Esteves, também entra na conta de prejuízo na atividade econômica em 2016 via investimentos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Fale aqui
1
Olá, tudo bem !
No que posso te ajudar ?
Powered by