Momento atual é bom para comprar imóveis

Momento atual é bom para comprar imóveis

2. Sua Imobliliária

O preço médio do metro quadrado dos imóveis anunciados para venda no Brasil apresentou uma queda real de 6,55% entre janeiro e outubro deste ano, de acordo com o Índice FipeZap.

A queda real é registrada quando o preço dos imóveis apresenta variação inferior a alta dos preços, que é medida por índices inflacionários, como o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo, medido mensalmente pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, foi criado para mostrar a variação dos preços no comércio para o público final e é considerado o índice oficial de inflação do país). Enquanto o preço médio dos imóveis registra alta de 1,37% no ano, a expectativa da inflação no período, calculada pelo IBGE, é de 8,48%. Ou seja, o aumento dos preços ficou 6,55% abaixo da inflação.

O FipeZap acompanha a variação de preços do mercado imobiliário em 20 cidades brasileiras com base no comportamento dos preços dos imóveis anunciados no site Zap Imóveis. Quando se compara outubro ao mês anterior, os preços médios dos imóveis à venda nas 20 cidades incluídas no índice ficaram praticamente estáveis ao registrarem uma leve queda de 0,01%.

Nos últimos 12 meses, encerrados em outubro, a variação média dos preços nas cidades foi de 2,16%. O valor representa uma queda real de 7,03% dos preços das unidades no período, já que a inflação esperada para o mesmo intervalo de tempo é de 9,89%.

A queda no preço dos imóveis atrai novos compradores e quem tem uma quantia guardada pode usá-la para dar de entrada na compra. A queda do INCC (Índice Nacional de Custo da Construção, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas, que tem como função levantar dados sobre a evolução dos custos das construções habitacionais) representa um bom sinal para investir, pois esse valor, que é repassado pelas construtoras para os seus clientes, está menor e isso é uma vantagem para o investidor que pagará menos agora e, ainda, terá boas perspectivas no futuro, já que a tendência a longo prazo é que esse mercado volte a aquecer.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Fale aqui
1
Olá, tudo bem !
No que posso te ajudar ?
Powered by