Já são sete anos pela prefeitura de Cosmópolis. Você conhece o prefeito Antonio?

Já são sete anos pela prefeitura de Cosmópolis. Você conhece o prefeito Antonio?

2. Cidades

O prefeito Antonio entra no estúdio para ser entrevistado de maneira bem tranquila, conversando com todos, ele aparenta estar bem confortável. Não está vestindo roupas sociais, usa jeans e camisa de mangas médias. Parece estar familiarizado com essa rotina de colocar microfone e ficar frente a frente com jornalistas e lentes de câmeras, afinal, ele cumpre seu segundo mandato frente à prefeitura de Cosmópolis, em 2016 fechará um ciclo de 8 anos na gestão.

Cosmópolis está entre as 100 melhores cidades com superiores condições para negócios. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC) foram apontados apenas seis municípios, entre eles Vinhedo, Jaguariúna e Paulínia, dentro de uma lista com 348 municípios, que se enquadram no conceito “médias-pequenas” (são dados do estudo Índice de Qualidade Mercadológica, divulgado em dezembro de 2015). Eleito prefeito em 2008 e reeleito em 2012, formado em biologia pela Puc Campinas e, em medicina, pela Faculdade de Medicina de Valença (Rio de Janeiro), o prefeito Antonio Fernandes Neto concedeu uma entrevista exclusiva ao O Minuto TV, que traz uma prévia dessa conversa nessa edição do jornal impresso. Como é equilibrar a responsabilidade de ser prefeito de Cosmópolis com o bem-estar pessoal? Você sabia que o prefeito sonha em investir no setor agrícola e em pecuária? Venha conferir.

Prefeito, nesses oito anos quais eram as suas expectativas?

Bem, eu pensei em assumir a prefeitura e manter um nível como o que estava sendo feito na administração e, se possível, melhorá-lo. E eu acho que conseguimos. Ainda mais, no primeiro mandato. Que foi um primeiro mandato com mais folga de recursos e, no segundo mandato, com essa crise que nós estamos passando desde 2013, 2014, ficou mais difícil para administração. Mas a expectativa é fazer um trabalho voltado para a comunidade, para as necessidades da comunidade e, acredito, que em muitos setores nós estamos cumprindo essa meta

Até o final desse mandato, em 2016, tem algum projeto que ainda vai ser finalizado?

Sim, nós temos algumas obras, principalmente a da estação de tratamento de esgoto, que para mim, como prefeito, como pessoa, cidadão cosmopolense, seria a obra mais importante do munícipio, que é a estação de tratamento de esgoto. Ou seja, tratar 100% o esgoto, já que até então ele não era tratado, era jogado no rio e essa obra está com uma parte já concluída, 80%, e acreditamos que até 2016, ela esteja funcionando completamente.

2015 foi marcado em geral pela alta do dólar, muitas empresas tiveram problemas para conseguir comprar insumos por causa dessa alta. Em Cosmópolis, a prefeitura enfrentou alguma dificuldade por causa disso ou vocês conseguiram equilibrar o orçamento? Houve algum desequilíbrio?

Houve desequilíbrio, até porque a alta do dólar influencia em todos os setores, inclusive produtos, principalmente a parte de água, estação de tratamento de água, produtos químicos… A parte laboratorial também, a parte dos postos de saúde… Então, nós estamos passando por essas dificuldades, dificuldade de fechar agora o ano, justamente por conta de toda essa questão financeira e o dólar, com certeza, nessa questão contribuiu muito, na questão da gasolina, na questão da energia elétrica, que pegou muito. E você não consegue de imediato repassar isso [esses gastos derivados da valorização do dólar] para a população. Então, realmente dificultou esse ano, foi um ano bastante difícil para a administração e acredito que o dólar tenha influenciado em tudo.

Depois de oito anos, você não vai poder concorrer à prefeitura de Cosmópolis. Mas tem alguma coisa que possa adiantar a respeito do PMDB? Quais são os planos para a próximo eleição, que acontece agora em 2016?

Então, o PMDB está trabalhando com um sucessor e estamos nos organizando agora. Mas nós temos um projeto, que continua com o PMDB nos próximos anos e vamos tentar fazer um sucessor. A política local está tranquila, mas o PMDB tem um nome e está trabalhando esse nome, tentando fazer as coligações, montar um grupo forte para tentar manter esse trabalho que nós começamos.

Já tem um nome que você possa adiantar?

Nós temos como pré-candidato o Dr. Maurício. Hoje ele é vereador e foi presidente da câmara. Estamos abertos para o diálogo e através das pesquisas iremos definir de fato quem vai concorrer as eleições para prefeito em 2016.

De repente, depois dessa vida política, você pensa em investir em pecuária, em plantar alguma coisa? Nunca pensou?

Eu penso, inclusive eu moro em local que é área rural, sítio. Tem algumas criações de gado, de leite, está muito amador, gostaria de profissionalizar. Até mesmo na produção de queijo diferenciado, estou até pensando em fazer um curso também e trabalhar nesse ramo que é o que eu sempre gostei. Além da medicina, que é minha profissão gostaria de ter esse viés agrícola que é a minha paixão.

Você é formado pela Faculdade de Medicina de Valença, como foi esse processo? Você morou no Rio e decidiu voltar para Cosmópolis? Como começou a se envolver com política?

Na realidade, eu fiz faculdade em Campinas, na PUC, de biologia e depois fui tentar o vestibular de medicina e acabei entrando no Rio de Janeiro. Aí eu fiz o curso normal lá, fiz a especialização na Santa Casa de Misericórdia lá do Rio de Janeiro e acabei, depois, dando alguns plantões aqui em São Paulo. São Paulo capital mesmo. Porque compensava você vir dar plantão em São Paulo, eu viajava de ônibus do Rio para São Paulo, dava o plantão de 24 horas, voltava pro Rio. Acabei prestando concurso público em Cosmópolis e Artur Nogueira e passei a ficar mais tempo aqui do que no Rio e por fim voltei como médico para Cosmópolis. Em relação a entrar na política, estive trabalhando como médico nos postos de saúde e hospitais de Cosmópolis e acabei ficando bastante conhecido e foi quando fui convidado para ser candidato a vereador. Fui eleito e após fui vice-prefeito e em seguida Prefeito e reeleito em 2012. Agora estou no último ano de mandato e sinto que irei entregar a administração com uma grande evolução e transformação que Cosmópolis tanto precisava.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Fale aqui
1
Olá, tudo bem !
No que posso te ajudar ?
Powered by