Operação Zelotes investiga corrupção dentro do Carf

Operação Zelotes investiga corrupção dentro do Carf

Uma das investigações mais sérias que já existiu no Brasil ficou conhecida como Operação Lava Jato, colocando a mostra um enorme esquema de corrupção envolvendo as maiores construtoras do país e a Petrobrás. Mas a corrupção não parou somente nesse esquema não. Em meados de março de 2015, foi iniciada uma nova investigação no país, denominada Operação Zelotes. Venha entender tudo.

Através de uma carta anônima, entregue a Polícia Federal, começou uma investigação sobre o maior esquema de sonegação fiscal já descoberto no país. As quadrilhas nessa operação atuavam junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), órgão ligado ao Ministério da Fazenda, revertendo ou anulando multas.

Foi através das investigações na Zelotes que a Polícia Federal realizou um mandado de busca e apreensão na empresa LFT Marketing Esportivo, que pertence à Luis Claudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula. A empresa é suspeita de ter recebido recursos de uma empresa de lobistas, que atuou na aprovação da medida provisória que prorrogou a isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a indústria farmacêutica.

6. Cenário Político - infográfico

O CARF é um tribunal administrativo responsável por julgar processos de multas e autuações, que correspondem a mais de R$ 600 bilhões atualmente. O órgão é formado por integrantes da FAZENDA e por contribuintes (Empresas). Esses conselheiros têm como função cuidar dos cofres públicos, mas ao contrário estão envolvidos em esquemas de desvio de dinheiro, que já somam ao país um prejuízo de mais de R$ 6 bilhões, segundo a Polícia Federal.

Até o momento, o prejuízo descoberto na operação Zelotes é três vezes maior do que o desvio na Petrobrás através da operação Lava Jato. Entre os investigados estão nomes como Petrobrás, Embraer, TIM, Partido Progressista (PP), Gerdau, Ford, Mitsubishi, Santander, Safra, Bradesco.

Segundo Marlon Cajado, delegado da Polícia Federal, a taxa de corrupção era de 10% sobre o valor da dívida tributária. Zelote é um adjetivo referente àquele que finge ter zelo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Fale aqui
1
Olá, tudo bem !
No que posso te ajudar ?
Powered by