Impeachment da presidente é bom para a Economia?

Impeachment da presidente é bom para a Economia?

Desde o tramite do pedido de Impeachment da presidente Dilma Roussef, muito tem se discutido sobre como a sua saída alteraria o desempenho econômico do país. A melhor forma de compreendermos os impactos do impeachment, seria analisando as propostas de governo apresentadas pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), partido que assumiria a presidência nessa eventualidade, já que o vice-presidente da República, Michel Temer, pertence a esse partido.

Em 2015, o PMDB lançou um documento intitulado “Uma Ponte para o Futuro”. Nele as causas da crise econômica seriam os supostos “excessos” do governo que produziriam um “desajuste fiscal” (um desequilíbrio nas contas públicas, fruto de um gasto público maior do que a arrecadação, que impediria novos investimentos). Assim, a crise econômica se daria porque o governo teria gasto demasiadamente em planos de crescimento, programas sociais e financiamento empresarial.

“Não haveria uma melhora no desempenho econômico a médio prazo”

Para combater isso, o documento anuncia que serão necessárias “medidas impopulares” e aponta pacotes de austeridade (de redução de gastos) em diversos setores, bem como reformas estruturais (em programas sociais e setores estratégicos). Dentre as medidas e reformas, destacam-se: reformas no SUS (Sistema Único de Saúde) e na Previdência, de forma a reduzir despesas, aumento dos juros (defendendo que isso controlaria a inflação). Ainda, o documento não sinaliza de forma clara uma redução de impostos, mas afirma que retomaria o ajuste fiscal inclusive com a elevação de juros e corte de gastos em diversos setores.

De certo modo, ainda que essas reformas indiquem um maior controle dos gastos, e alguns setores defendam que haveria uma melhora expressiva, na prática, não haveria uma melhora no desempenho econômico a médio prazo, e os custos do “ajuste” continuariam impactando negativamente a maioria da população.

5. Cenário Político - infográfico

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Fale aqui
1
Olá, tudo bem !
No que posso te ajudar ?
Powered by