Investir na saúde dos funcionários pode trazer benefícios para as empresas

Investir na saúde dos funcionários pode trazer benefícios para as empresas

Office hipster man doing yoga pose lotus (meditating) near his wUma pesquisa inédita realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), no período entre outubro de 2015 e fevereiro de 2016 com 500 médias e grandes empresas, mostrou que 71,6% das indústrias dão muita importância a saúde e ao bem-estar de seus colaboradores. E a tendência é de que esse número aumente nos próximos cinco anos.

Ações de incentivo à prática de esportes, boa alimentação e abandono de vícios como o cigarro por exemplo, além de campanhas de conscientização para o uso correto de equipamentos de segurança e proteção individual (EPIs), que fazem parte dos projetos de promoção da saúde e bem-estar implantados nas indústrias, são benéficas tanto para o funcionário quanto para a empresa, pois aumentam a capacidade de produção e trabalho dos colaboradores e reduzem drasticamente o número de acidentes de trabalho, a exemplo da empresa Voith Hydro, de São Paulo, que em 2007 iniciou a capacitação líderes em gestão da segurança no trabalho para supervisionar e orientar os trabalhadores para essa questão, e conseguiu reduzir de 25 para 2 acidentes por mil horas trabalhadas nos últimos anos.

Outro exemplo de empresa que investiu no bem-estar de seus funcionários e obteve bons resultados foi a Coteminas, do setor têxtil, que implantou ações de reeducação alimentar e campanhas de incentivo a pratica de esportes e combate ao tabagismo. “Além da melhoria do ambiente de trabalho, com essas ações conseguimos reter talentos”, relata o gerente de Recursos Humanos e Gestão da Qualidade da empresa, Iran Cosme.

Os projetos de incentivo à saúde e ao bem-estar implantados no ambiente de trabalho proporcionam, além de uma melhor qualidade de vida para todos, uma maior integração entre os funcionários da empresa. Colaboradores de diferentes setores e níveis hierárquicos se unem para a prática de uma atividade, e com isso, consequentemente acabam gerando um ambiente de trabalho mais harmônico e descontraído, o que é muito bom para a instituição.

Essas ações promovidas pelas empresas são vistas hoje como um investimento, e não como um custo a mais para a instituição, pois com uma melhor qualidade de vida dos seus funcionários, a produção aumenta significativamente e o custo com planos de saúde, tratamentos médicos e pagamento de indenizações por acidentes de trabalho caem. Com isso diminui também a rotatividade dos profissionais, que se sentem mais dispostos, satisfeitos e motivados no seu ambiente de trabalho.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Fale aqui
1
Olá, tudo bem !
No que posso te ajudar ?
Powered by