Fazer um intercâmbio pode ajudar a valorizar o seu currículo

Fazer um intercâmbio pode ajudar a valorizar o seu currículo

mapSeja um intercâmbio a trabalho ou social, uma experiência internacional acrescenta muito mais do que o fato de conhecer um novo país. A ampla bagagem cultural e o aprendizado de uma nova língua que um programa de intercâmbio oferece, é visto com bons olhos pelos empregadores. As pessoas que passam por essa experiência são consideradas mais seguras, flexíveis e abertas a novidades e grandes desafios, o que é muito bom para o mercado de trabalho.

Muitos recrutadores já consideram a fluência na língua inglesa um requisito básico para quem quer se desenvolver profissionalmente. Além do inglês, o espanhol, que antes também era visto como um diferencial, hoje é muito importante para quem deseja conquistar cargos de liderança dentro de uma grande empresa. Quem consegue se comunicar nesses idiomas sai na frente de outros candidatos durante um processo seletivo. Para se destacar cada vez mais e expandir seus horizontes, o intercambista pode buscar conhecimentos em outras línguas se baseando no seu interesse profissional.

Muitas empresas procuram, além de profissionais com boas habilidades técnicas, aqueles que possuem um diferencial. Fazer um intercâmbio ajuda a desenvolver habilidades que antes não eram pensadas, como superar desafios e se adaptar a situações diversas.

“Em situações da vida real, é necessário enfrentar o problema e resolvê-lo de imediato, isso é uma bagagem que o intercâmbio te dá”, diz a advogada Ana Dulce Leite, que morou durante um ano na Argentina e optou pelo país por influência do tema de estudo da sua especialização, o Mercosul.

E foi pensando na importância que o mercado de trabalho tem dado para aqueles que decidem sair da sua zona de conforto e encarar uma vivência fora do Brasil, que a também advogada Talita Fernandes resolveu viajar para Toronto, no Canadá, em outubro deste ano. “O mercado de trabalho exige a fluência na língua inglesa, a ideia do intercâmbio veio para melhorar meu inglês, acrescentar em meu currículo um curso no exterior e também pela vivência em outra cultura” diz ela, que vai participar de um programa de estudos por trinta dias lá fora.

Além de todos esses benefícios, o intercâmbio também é muito bom para expandir seu networking, pois ele possibilita o relacionamento com pessoas de todas as partes do mundo. Se você pretende trabalhar em uma multinacional que possua sedes em diferentes países e precise de pessoas que possam fazer essa conexão, por exemplo, ou se deseja um emprego em outro país, manter bons contatos pode ajudar muito.

“Ninguém volta igual de uma viagem, o que dirá de um intercâmbio! A experiência é única e transformadora, por certo”, garante Ana Dulce.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Fale aqui
1
Olá, tudo bem !
No que posso te ajudar ?
Powered by