Diante da crise, como se destacar no mercado de trabalho?

Diante da crise, como se destacar no mercado de trabalho?

Devido a grande crise econômica que atingiu o Brasil, o mercado de trabalho e empregabilidade sofreu um grande impacto.

No segundo trimestre de 2016, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi registrada a maior taxa de desemprego do país desde 2012, ano em que se iniciou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua).

O índice apontado pelas pesquisas é de 11,3% de brasileiros desempregados, o que equivale a 11,6 milhões de pessoas. Por causa desse alto número, o mercado de trabalho passou a ser muito mais concorrido e também muito mais seletivo.

Com a grande oferta de candidatos à disposição, as empresas estão mais exigentes. Elas querem um funcionário que faça a diferença, que renda mais e que consiga realmente ajudar o negócio a crescer.

Diante dessa situação, muita gente se pergunta como fazer para se destacar profissionalmente, tanto na procura por uma nova colocação quanto para se manter no atual emprego.

Para sair na frente da concorrência é preciso mostrar que você tem um diferencial, algo que os outros que estão disputando a mesma vaga não tenham. O profissional que mantém seus conhecimentos sempre muito bem atualizados já está um passo à frente dos demais concorrentes.

Confira algumas dicas de como se destacar e conquistar um bom emprego ou a estabilidade profissional:

crise2

Mantenha seus conhecimentos atualizados  Através da internet é possível estudar em qualquer lugar e horário. Cursos de idiomas ou de especialização são um bom diferencial. Conhecer e dominar as novas tecnologias também pode ajudar na hora de mostrar suas habilidades profissionais.

Tenha um bom networking  Manter ou retomar contato com profissionais da sua área de atuação auxilia o acesso à novidades do mercado. Ajuda também o mercado a saber da sua disponibilidade para atuação.

Tenha um currículo atualizado  Quanto mais atualizadas forem as informações do seu currículo, maiores serão as suas chances.

Esteja preparado para a entrevista  Tenha confiança nas suas habilidades e conhecimentos e mostre que sabe o está fazendo. Pesquisar sobre a empresa contratante ajuda a manter essa confiança e mostra para o recrutador que você realmente tem interesse na vaga. Ajuda também a conhecer melhor que tipo de profissional ela procura, e assim, saber se você se encaixa no perfil esperado.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Fale aqui
1
Olá, tudo bem !
No que posso te ajudar ?
Powered by