O PAPEL DAS METAS INDIVIDUAIS NO DESEMPENHO DO COLABORADOR E DO NEGÓCIO

Provavelmente todas as empresas existentes hoje no mercado trabalham com a definição de metas. Afinal, para fazer a sua empresa crescer, você precisa traçar um plano efetivo e acompanhar constantemente se ele está sendo seguido corretamente. 

Normalmente, o processo se dá da seguinte maneira: a alta diretoria planeja o crescimento da empresa para o próximo período determinado, esse plano é transformado em metas e essas metas são passadas para os setores da empresa. 

No entanto, a maioria das empresas ainda não trabalha com o conceito de cada membro da equipe possuir suas próprias metas. A prática que é mais abordada é decompor as metas em tarefas individuais e dividi-las entre os membros do time. 

Por isso, hoje vamos falar da gestão de metas individuais e como ela traz inúmeros benefícios, não só para o desempenho do colaborador, mas também para o sucesso do negócio. 

O que é gestão de metas

A prática da gestão de metas nasceu pela necessidade do desenvolvimento de equipes de alta performance. Assim, os gestores têm mais facilidade em fazer com que suas equipes tragam real valor para a empresa, bem como facilidade para mostrar os resultados para a alta diretoria.  

Uma gestão de metas de sucesso precisa de muito planejamento, análise e adaptação. Com as funções pré definidas para cada um, será muito mais fácil se a empresa está realmente seguindo o que foi planejado, ou se é necessário tomar novos rumos. 

Uma vez que adotamos o modelo de metas individuais para cada colaborador, reforçamos seu compromisso junto à estratégia corporativa, gerando motivação e sentimento de pertencimento. Afinal, saber que nosso trabalho realmente importa e contribui para o crescimento do negócio, é satisfatório. 

Além disso, a gestão de metas individuais é uma ótima maneira de avaliar o desempenho de cada membro da sua equipe. Com isso, é possível saber se o funcionário está gerando valor para a equipe e podemos até mesmo fazer uma comparação com o restante dos membros. Em uma situação de corte de gastos na qual é necessário demitir alguém, uma boa gestão de metas te fornece base para uma decisão mais assertiva e segura. Assim como em momentos de promoção

A importância da Gestão de Metas no sucesso da estratégia

Caso você ainda não adote essa estratégia e não esteja completamente seguro da eficácia dela, separamos aqui os principais benefícios que você terá adotando a Gestão de Metas. Confira: 

  • Compreender melhor os resultados: às vezes, quando nos deparamos com um resultado negativo, não sabemos exatamente o que ocasionou aquilo. Com a gestão de metas, você terá uma visão muito mais clara, uma vez que saberá exatamente quais metas deixaram de ser cumpridas para acarretar aquele resultado. 
  • Redistribuir tarefas: caso o andamento da estratégia não esteja indo como planejado, você poderá fazer a redistribuição dessas metas, se adequando à realidade da sua equipe e potencializando resultados.  
  • Aumento da produtividade: uma vez que cada colaborador tem claras quais são suas entregas e prazos, bem como a importância de suas funções quando comparadas às grandes metas do negócio, a produtividade aumenta consideravelmente. 
  • Otimização da estratégia: com o acompanhamento constante da Gestão de Metas, você poderá analisar assertivamente se a estratégia adotada está de fato levando a empresa aos seus objetivos de crescimento. Assim, caso exista algum problema, poderá ser consertado antes que isso gere grande impacto negativo nos resultados. Fato que nos leva a outro benefício.
  • Redução de gastos: por vezes, investimos tempo e dinheiro em estratégias que não geram bons resultados para o negócio. Uma vez que fazemos o acompanhamento constante e otimizamos a estratégia, conseguimos fazer com que a gestão seja mais enxuta, prezando pela saúde financeira da empresa. 

Como fazer gestão de metas

Para que a gestão de metas se manifeste de forma a mostrar todas as suas vantagens, você vai precisar se dedicar a esse processo. Por isso, separamos algumas práticas para que você possa otimizar a gestão de metas dentro da sua empresa. Confira: 

  • Faça a priorização: defina qual a ordem de prioridades das metas planejadas para aquele período. Tentar fazer tudo de uma vez irá desmotivar os seus colaboradores, bem como atropelar processos e, provavelmente, diminuir a qualidade do serviço. 
  • Construa o planejamento: traduza o seu planejamento estratégico em um plano de ação, com responsabilidades específicas para cada um. A produtividade da sua equipe vai aumentar consideravelmente se cada um souber exatamente suas responsabilidades e prazos. 
  • Identifique riscos: faça uma análise prévia dos riscos existentes no planejamento estratégico. Ou seja, processos que têm maior probabilidade de atrasar ou não serem cumpridos. Assim, você poderá criar um plano de contingência, garantindo o sucesso da estratégia, mesmo com imprevistos. 
  • Acompanhe: provavelmente uma das práticas mais importantes da gestão de metas é fazer o acompanhamento dos processos. Afinal, não adianta despender tempo e dinheiro fazendo um planejamento excelente se você não se certificar que ele está sendo seguido. Para um acompanhamento ainda melhor, defina bem seus indicadores e faça gestão deles de maneira inteligente. 

Dicas para definir metas individuais

Definir metas individuais para os membros da sua equipe pode carregar um grande desafio, ainda mais se você não está habituado a fazer isso. Por isso, separamos algumas dicas principais para você começar a adotar esse modelo e ter mais segurança na sua estratégia. 

 

Primeiramente, é importante verificar habilidades individuais de cada membro da equipe. Com essa visão, você poderá distribuir as tarefas de maneira muito mais estratégica, garantindo o sucesso do planejamento. Afinal, você irá designar tarefas para pessoas que têm certa facilidade ou talento naquilo. 

Além disso, também é necessário mapear processos para analisar a necessidade da criação de novos. Quando temos processos muito burocráticos e demorados dentro da empresa, pode ser que as metas não consigam ser batidas no prazo estipulado, justamente em consequência deste obstáculo operacional. Por isso, é muito importante sempre buscar otimizar os processos internos. 

Outro ponto muito importante é ter as metas da empresa claras e saber exatamente como as metas individuais influenciam nisso. Com isso, você conseguirá não só mostrar para o colaborador a importância de seu trabalho, mas também vai poder melhorar a visualização do que pode ser feito para mitigar possíveis erros no andamento da estratégia.

Por fim, é necessário definir as metas de maneira estratégica. Por isso, recomendamos que você utilize a metodologia SMART para esse processo. Ela consiste, basicamente, em definir metas que sejam específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Com isso, você vai conseguir ter mais sucesso da sua Gestão de Metas. 

Fonte: Siteware

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Fale aqui
1
Olá, tudo bem !
No que posso te ajudar ?
Powered by