COMO DEFINIR METAS PARA QUE MEU NEGÓCIO TENHA SUCESSO
Metas são essenciais

COMO DEFINIR METAS PARA QUE MEU NEGÓCIO TENHA SUCESSO

Para obter o melhor planejamento para sua empresa, deve-se  primeiramente criar metas. Com isso, ocorrerá a definição das metas seguindo alguns critérios de escolha. Assim, otimizá-las definirá o andamento do seu negócio.

O quão importantes são as metas para o meu negócio?

Ter metas é um passo fundamental na escolha dos caminhos a serem tomados e posteriormente, para o monitoramento do seu progresso. Assim, essas se tornam essenciais para guiar e adaptar suas estratégias para melhores resultados.

Se um homem não sabe a que porto se dirigenenhum vento lhe será favorável.” – Sêneca

Dessa forma, quando temos metas bem definidas, fica mais fácil perceber quais são as ações que devemos tomar para alcançar nosso objetivo.

Independentemente se você começou agora ou já possui experiência com empreendedorismo, você precisará estipular metas a curto, médio e longo prazo para sua empresa, a fim de melhorar sua gestão e processos. Para que seu negócio possa crescer em direção ao sucesso.

Como criar minhas próprias metas SMART

 Defina metas SMART

As metas SMART são parte de uma metodologia consagrada para  definição de metas. Ela ajuda você a definir expectativas claras e objetivas ​​para maximizar suas chances de alcançá-las.

Para que isso seja possível, as metas precisam seguir alguns requisitos:

Específica (Specific)

Suas metas não devem ser vagas. Isso ocorre porque o objetivo não é específico o suficiente para ser acionável. Assim,você precisa identificar o resultado desejado e direto de cada meta. Por exemplo, ao invés de “faturar mais”, prefira “quero ganhar novos clientes até o fim do mês”.

Mensurável (Measurable)

Deve ser fácil aplicar métricas para acompanhar seu desempenho.Portanto deve ser possível ver se está alcançando a meta, superando-a ou se está ficando abaixo dela. Por exemplo, substitua: “preciso ter o hábito de ler” por “lerei um livro por mês esse ano”.

Alcançável (Attainable):

Outra característica fundamental das metas SMART é que essas sejam realistas.Pois, isso ajudará na manutenção da motivação o que pode proporcionar um aumento de confiança. Posteriormente, o próximo passo após de atingir um objetivo é definir outro maior. Por exemplo, substitua metas como “ser referência em ações sociais” por “implantar uma ação social dentro da empresa até dezembro”.

Relevante (Relevant)

As metas precisam contribuir realmente para a realização do seu objetivo. Assim,metas relevantes são aquelas que, quando atingidas, contribuirão para o objetivo do seu negócio. Um exemplo errado seria “aprender a tocar piano” se seu objetivo final é “ser um bom administrador da sua empresa”.

Temporal (Time-based):

Definir cronogramas para cada meta ajuda a manter a motivação e o foco. Um exemplo seria “realizar uma arrecadação de brinquedos para crianças até o fim de janeiro”.

 

5 Passos para garantir que suas metas sejam atingidas

Mesmo após definir quais serão suas metas, para e alcançá-las você precisará de planejamento e monitoramento. Por isso, esses 5 passos que te ajudarão a chegar nos seus objetivos mais facilmente:

1. Ter um propósito

Esse vídeo demonstra o motivo pelo qual empresas com um propósito bem definidos alcançam maior sucesso em suas vendas.

Ter um propósito é dar significado para suas ações. Por isso, definir metas como “faturar mais” é um problema visto que, ao atingi-la, criamos outra idêntica pois o valor nunca será o suficiente.

Para validar suas metas, questione-se sempre “O que essa meta irá me proporcionar?”. Se você conseguir mentalizar e a resposta for positiva, essa meta fará parte do seu novo guia para alcançar resultados.

2. Entenda seu negócio

Entender seu negócio é a chave principal para conseguir estabelecer metas alcançáveis. Por isso, antes de colocar seu produto em competição no mercado, é preciso compreender muito bem o contexto em que a empresa está inserida. Caso o contrário, muitas vendas poderão ser perdidas e para que isso não aconteça, é fundamental

  • Entender o público-alvo
  • Analisar a proposta de valor
  • Analisar as vantagens competitivas sobre os concorrentes
  • Definir fornecedores de qualidade e confiança

Para isso, um bom plano de negócios é essencial para quem está começando ou ainda precisa de ajuda para se tornar competitivo no mercado em que está inserido.

3. Entenda o que pode ser melhorado

Antes da definição de metas que guiem seus objetivos, é essencial entender quais são os aspectos que precisam de melhorias no seu negócio.

Mesmo a partir de uma noção do que pode impactar sua empresa, é imprescindível fazer uma análise mais profunda para que suas estratégias tomem um formato mais assertivo.

Diante desse fato, existem ferramentas facilitadoras de tal análise, como a Análise SWOT ou FOFA (Forças – Strengths, Oportunidades – Opportunities, Fraquezas – Weakness e Ameaças – Threats): Essa ferramenta te ajuda a identificar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças a sua empresa.

4. Trace um bom plano de negócios

O plano de negócios é um documento organizado e escrito que descreve os objetivos de um negócio. Nele contém os passos a serem seguidos para o seu sucesso. Além disso, também te ajuda a entender melhor seu mercado, seu produto e as atitudes que você precisa tomar como empreendedor.

Logo, ter um bom plano de negócios é um passo essencial para que seus objetivos sejam alcançados, com menores riscos e incertezas. Nesse sentido, essa ferramenta auxiliará seu negócio para ganhar competitividade e identificar erros, ao invés de cometê-los no mercado.

Traçar um plano de negócios mostra-se um ponto chave para a estratégia do seu negócio, pois irá ajudá-lo não só a estabelecer seus objetivos, como identificar as melhores estratégias para alcançá-los. Assim, ocorrerá a diminuição de esforços em ações que não gerarão resultados para seu negócio.

5. Defina indicadores para monitorar suas metas

Os indicadores são métricas para identificar em que estágio de suas metas sua empresa se encontra. Sendo assim, eles podem ajudar um gestor de marketing a identificar se suas campanhas atingiram um objetivo. Além disso, dão as bases para o negócio identificar trajetos mais eficazes e a origem de desperdício de recursos.

Para definir indicadores, é necessário que esses sejam:

  • Mensuráveis
  • Relevantes estrategicamente para a empresa.
  • Devem conter tempo definido e estarem alinhadas aos objetivos organizacionais.
Fonte: Blog Lider JR

 

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