A importância de investir pensando no futuro

A importância de investir pensando no futuro

Com o alto déficit da Previdência, o Governo Federal estuda a implementação de uma grande reforma previdenciária que promete alterar as regras da aposentadoria, como o aumento da idade mínima para aposentadoria por idade e o aumento do tempo mínimo de contribuição, que pode passar de 15 para 25 anos de recolhimento, dentre outras. Com a previsão de possíveis mudanças, e também por conta da instabilidade do mercado de trabalho (atualmente o Brasil conta com mais de 12 milhões de desempregados), muita gente tem se preocupado com o futuro.

Depender apenas do INSS para ter uma vida tranquila durante a aposentadoria é muito arriscado. Mesmo contribuindo por um longo período, nem sempre é possível atingir o teto da aposentadoria, fator que contribui para que seja necessário diminuir o padrão de vida a que está acostumado lá na frente. Por isso, é importante começar a pensar desde cedo em complementar a renda para não passar dificuldade naquela fase da vida onde o certo seria apenas aproveitar os frutos de uma vida inteira de trabalho.

investimento para complementar a renda no futuroO mercado financeiro oferece inúmeras alternativas para quem quer poupar ou investir a longo prazo. As opções variam de acordo com o perfil do investidor. Alguns são mais conservadores, outros mais ousados, e não existe uma idade certa para começar a planejar o futuro. Mas quanto antes isso acontecer, melhor será a renda quando decidir se aposentar.

Especialistas alertam sobre a necessidade de se programar e investir pensando no futuro e na aposentadoria, porém, é essencial que se viva o presente também. O segredo do sucesso para usufruir de uma boa renda é saber planejar e equilibrar presente e o futuro, e ter muita disciplina para seguir o objetivo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Fale aqui
1
Olá, tudo bem !
No que posso te ajudar ?
Powered by